HISTÓRIA

Meus antepassados emigraram da França, Catalunha e Ilhas Canárias para Latinoamérica na segunda metade do século XIX. Foi quando meus pais conheceram o naturismo e o vegetarianismo já na pós guerra mundial, pelo qual minhas irmãs e eu nos criamos entre alimentos saudáveis, frutas e chás de ervas aromáticas.

 

Minha mãe, nos anos 60, me deu a oportunidade de me familiarizar com as plantas medicinais, seus nomes, misturas, indicações, formas de emprego e finalmente a forma de apresentá-los e comercializá-los.

 

Meu primeiro empreendimento foi em 1979, com 21 anos, em uma pequena vila chamada El Dorado Departamento de Canelones, a 18 km da cidade de Montevideo, com uma pequena linha de ervas nacionais e importadas, empacotadas e comercializadas sob a marca TENATUR.

 

Em 1984, já fora de Uruguay programei outros produtos, a Linha VEGETAL (cremes, pomadas e óleos de uso tópico para dores articular, musculares, gripe, etc.) e  em 1988 um Laboratório registrado para produzir Cápsulas, Comprimidos e Xaropes; o LABORATÓRIO HERBAL.

 

Os anos 90 foram uma importante época para estudar as tendências de mercado e novas pesquisas acadêmicas relacionadas com produtos para a saúde, muitas delas no apogeu da época pós industrial. Europa, Israel, Canadá e os Estados Unidos foram uma escola que fizeram e ainda fazem diferença nos meus trabalhos passados e presentes. 

 

Após 1994 migrei para o Brasil com uma agenda multifacetica. Dando aulas nas matérias de nutrição, trofopatologias e oxidologia, com paralelo a plantas medicinais e suplementos naturais. 

 

Meu contato com empreendimentos empresariais se deu naturalmente. Durante quase 20 anos trabalhei diretamente em projetos tecnológicos, serviço, inovação e desenvolvimento de produtos naturais em empresas como NATURAMA em Paulo Lopes/SC, ECOFORMA em Santa Helena/PR, RACCO em Curitiba/PR e nos últimos anos na NUTRATEC e na JASMINE até 2016.


 

 

MEU ENCONTRO COM O MUNDO BIOGÊNICO

 

Tenho formatado meu conceito BIOGÊNICO durante uma conferência internacional realizada no Auditório do Ministério de Saúde Pública na cidade de Assunção - Paraguai em 1994, que além da ilustre presença do Sr. Ministro da Saúde Pública e Professor, Dr. Andrés Vodovich Morales, tivemos um grupo de visitantes do Japão, Canadá, Brasil, Israel, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela, Colômbia e os profissionais de diversas áreas da Medicina do Paraguai.

 

Desde então tenho, por 25 anos, viajado por mais de 20 países, muitos deles dando aulas, treinamentos, palestras ou interagindo em dinâmicas acadêmicas com foco na Educação, Prevenção e Promoção da Saúde, preconizando de forma gradual e hoje perceptível o emprego de tudo aquilo de que de forma integral gesta biocinética sinérgica, com benefícios multifacéticos onde o próprio ser humano, primariamente, tem tudo a ganhar.



 

DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS

 

O conceito e os princípios da BIOGENESIS (BIO=vida & GENESIS=origem) estão explicitamente atrelados com todos os aspectos da biologia. Nos últimos 40 anos, em plena época chamada de pós-industrial, quase todos os segmentos da sociedade, incluindo muitos daqueles que preconizam a saúde, a nutrição e a ecologia, em alguma medida têm mecanismos prejudiciais a alguma das formas bioquímicas.

 

Poderosos interesses econômicos e políticos têm até, mediante alegatos de respaldo social, acadêmico e jurídico, colocado a essência da vida num corredor sem saída. Porém, em diversas partes do planeta, em pleno século XXI, novas e crescentes vozes têm se levantado dando prova de que um mundo Biogênico é possível.

 

Comer, trabalhar, se vestir, criar novas comunidades grandes ou pequenas, produzir alimentos na terra como no mar, em pequenas, medianas e grandes escalas, educar, se comunicar, tratar as doenças, criar uma nova geração e novas famílias, viajar, fazer negócios e interagir com a natureza, é possível de forma BIOGÊNICA, em grande medida no curto, médio ou longo prazo. Então, por que nosso planeta caminha de forma irreversível ao apocalipse existencial? Porque nossa pegada ecológica nos oferece, neste ritmo, somente de 2 até 3 décadas de existência?

 

CINÉTICAS DO BIOGENISISMO

 

O comportamento humano em quais todos os setores da sociedade tem trocado cinéticas existências Biogênicas por uma horda ideológica Sociogênica. Uma grande parte da sociedade contemporânea tem de forma pseudológica criado uma série de comportamentos autodestrutivos em nome da “modernidade”, do modelo “trans”, das “liberdades”, da busca da “felicidade”, do “direito sob os deveres” e de um “neo-desenvolvimento histérico e irracional”.

 

Parece que, de forma Profética, Carl Gustav Jung, em companhia de Jaspers, enquadrou uma parte da presente geração na sua tese da PSEUDOLOGIA FANTÁSTICA.

 

Alguns colegas e eu temos encontrado que, numa boa parte da sociedade contemporânea, tem sido abandonada significativamente a lógica do pensamento pela viagem sentimento.

 

A cinética do Biogenissismo coloca os elementos da vida em primeiro lugar. O pensamento, a reflexão e as propostas neste sentido nos permitem entender de forma clara quais são as ferramentas a serem empregadas para defender a vida, começando pelo ser humano e continuando com os biomas do nosso ecossistema.

 

Transformar um conceito em ferramenta útil após 25 anos tem sido um desafio para mim, na mesma medida que para centenas de outros pensadores Biogenisistas, entendendo que, o dia em que todo elemento triunfe e a essência da vida seja a grande perdedora, já não teremos causa válida pela qual lutar.

 

Tomando a direção de Deus nesta plataforma, tenho hoje a colaboração de um dos meus filhos para os assuntos estruturais, comerciais e de mídia que iniciamos em 2019. Agora em 2020 nossa página começará a interagir com pessoas dos diversos setores da sociedade que desejem fazer parte do inesgotável mundo da BIOGENESIS.

Você também está convidado a fazer parte.

grafico biogenico.png