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  • Javier.Vilanova

Consumo consciente.

O consumo compulsivo e incontrolável da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências negativas para todos os biomas do meio ambiente. Este consumo em excesso tem levado a uma parcial extinção e superexploração dos recursos naturais, comprometendo seriamente o equilíbrio ambiental.

O conceito e as propostas do consumo consciente envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos e sustentáveis, a economia dos recursos naturais, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil alem da a reutilização e a reciclagem da maior quantia possível de materiais.

Sob a perspectiva ecológica, o consumidor consciente é aquele que se ocupa e preocupa como seu bem estar, com a sociedade atual e paralelamente com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos, no presente e no futuro. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio da satisfação pessoal no contexto da sustentabilidade maximizando os impactos positivos e minimizando os pontos negativos de suas escolhas de consumo. Logo, pode-se entender que o consumo consciente é um modo de vida que prioriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade; sendo este uma escolha do indivíduo que toma para si esta consciência ambiental e a transforma em ações no dia a dia, prospectando esta responsabilidade para membros de sua família e de outras pessoas do seu entorno.

A economia de recursos indica a fase do uso do bem adquirido, tendo como destaque a racionalização ou a redução do desperdício de recursos, tais como água e energia elétrica. Nesta fase também há a busca por uma maior utilização dos meios alternativos de transporte (gerando menos impactos negativos), tais como caminhada, bicicleta e transporte coletivo em substituição ao carro. A reciclagem retrata a fase de descarte do bem, com práticas que permitam a reutilização e o reaproveitamento de materiais, como a separação dos produtos descartados para serem reaproveitados novamente. Esta etapa lembra os cuidados com o meio ambiente no fim do ciclo de vida dos produtos, referindo-se ao comportamento ambiental. Por fim, o planejamento do consumo é refere-se à compra de produtos usados e à preocupação em reutilizar os produtos sempre que assim for possível. Este planejamento do ato de quando, como e por que consumir representa a propensão a um estilo de vida mais simples, menos consumista, que gera menos impactos negativos no meio ambiente, e desta forma otimiza-se o uso racional dos recursos.

Finalmente resumimos aqui que o consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário, individual e coletivo, que busca garantir a sustentabilidade da vida de forma equilibrada, para que tanto a atual quanto as gerações futuras possam desfrutar dos recursos do planeta.

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