Buscar
  • Javier.Vilanova

PEGADA ECOLÓGICA

Atualizado: Fev 10

PEGADA ECOLOGICA

Podemos definir como pegada ecológica uma área biologicamente produtiva necessária para fornecer tudo o que as pessoas usam e consomem: frutas e legumes, peixes, madeira, fibras, e a absorção de dióxido de carbono do uso de combustíveis fósseis, como também dos espaços utilizados na construção de edifícios, estradas e similares.

A pegada ecológica mede a demanda humana sobre os recursos da natureza, ou seja, a quantidade de natureza necessária para sustentar pessoas ou uma economia. Ele rastreia essa demanda através de um sistema de contabilidade ecológica. Os relatos contrastam a área biologicamente produtiva que as pessoas usam para seu consumo com a área biologicamente produtiva disponível dentro de uma região ou do mundo, chamado isto de bio-capacidade, ou seja, uma área produtiva que pode regenerar o que as pessoas exigem da natureza. Em suma, é uma medida do impacto que a humanidade cria nos ecossistemas da terra, revelando a dependência que a economia humana tem sobre o capital natural.

A pegada e a biocapacidade podem ser comparadas na escala individual, regional, nacional ou global. Tanto a pegada quanto a bio-capacidade mudam a cada ano com o número de pessoas, o consumo por pessoa, a eficiência da produção e a produtividade dos ecossistemas. Em escala global, as avaliações das pegadas mostram como a grande demanda da humanidade é comparada com o que o planeta terra pode renovar.

A Global Footprint Network calcula a pegada ecológica da ONU e outros dados para o mundo como um todo e para mais de 200 nações. Eles estimam que, a partir de 2013, a humanidade tem usado o capital natural 1,6 vezes mais rápido que a natureza pode renová-lo.

Cada cidadão mundial médio tem uma pegada ecológica de 2,7 hectares médios globais, enquanto há apenas 2,1 hectares global de terra e água bioprodutivas per capita na Terra. Isto significa que a humanidade já superou a bio-capacidade global em 30% e agora vive insustentavelmente ao esgotar os estoques de "capital natural".

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Consumo consciente.

O consumo compulsivo e incontrolável da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências negativas para todos os biomas do meio ambiente. Este consumo em excesso tem levado a uma parcial extinçã

 
  • Facebook

©2020 por Biogênicos. Orgulhosamente criado com Wix.com