Buscar
  • Javier.Vilanova

Atividade física: uma chave para a saúde no século XXI

Atualizado: Fev 10

Em 2017, um colegiado de acadêmicos do Brasil e da Inglaterra publicaram o seguinte material:

“A inatividade física é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública do século XXI. De fato, a mortalidade devido à inatividade física é tão alta quanto o tabagismo. A incapacidade de atingir quantidades mínimas de atividade física diminui a expectativa de vida em 3 a 5 anos e aumenta o risco de câncer, doenças cardíacas, derrame e diabetes em até 30%.

Apesar de seu efeito na prevenção, o exercício também tem um papel importante no tratamento de doenças, sendo considerado como uma polipílula, devido aos seus amplos efeitos positivos. A prática regular de exercícios contribui para o controle da massa corporal, melhora da saúde muscular e redução do percentual de gordura corporal. No entanto, a prevalência do sedentarismo é alarmante e a porcentagem de pessoas com sobrepeso e obesidade está aumentando”.

As 10 diretrizes de atividade física para uma vida saudável.

1. A segunda edição da Guia de Atividade Física fornece recomendações baseadas em evidências para adultos e jovens para obter com segurança a atividade física necessária para se manterem saudáveis. Há novas diretrizes-chave para crianças de 3 a 5 anos e diretrizes atualizadas para jovens de 6 a 17 anos, adultos, idosos, mulheres durante a gravidez e no período pós-parto, adultos com condições crônicas de saúde e adultos com deficiências.

2. As novas diretrizes-chave para crianças de 3 a 5 anos afirmam que as crianças em idade pré-escolar devem estar ativas durante todo o dia para aumentar o crescimento e o desenvolvimento . Os adultos que cuidam de crianças nessa idade devem encorajar brincadeiras ativas (intensidade leve, moderada ou vigorosa) e visar pelo menos 3 horas por dia.

3. A quantidade recomendada de atividade física para jovens de 6 a 17 anos é a mesma . Todos os dias, os jovens de 6 a 17 anos precisam de pelo menos 60 minutos de atividade moderada a vigorosa para obter os maiores benefícios de saúde decorrente da atividade física. A maioria das atividades pode ser aeróbica, como caminhar, correr ou qualquer coisa que faça o coração bater mais rápido. Eles também precisam de atividades que fortaleçam seus músculos e ossos, como subir em equipamentos de playground, jogar basquete e pular corda.

4. A quantidade recomendada de atividade física para adultos é a mesma. Para obter os maiores benefícios de saúde da atividade física, os adultos precisam de pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada, como caminhada rápida ou dança rápida, a cada semana. Os adultos também precisam de atividade de fortalecimento muscular, como levantar pesos ou fazer flexões, pelo menos 2 dias por semana.

5. Agora sabemos sobre mais benefícios para a saúde decorrentes da atividade física - e como podemos mais facilmente alcançá-los. A segunda edição do Guia de Atividade Física baseia-se nas mais recentes evidências científicas que mostram que a atividade física tem muitos benefícios para a saúde, independentemente de outros comportamentos saudáveis, como uma boa nutrição.

6. A primeira diretriz chave para adultos é mover - se mais e sentar-se menos . Esta recomendação é baseada em novas evidências que mostram uma forte relação entre o aumento do comportamento sedentário e o aumento do risco de doenças cardíacas, pressão alta e mortalidade por todas as causas. Toda atividade física, especialmente atividade moderada a vigorosa, pode ajudar a compensar esses riscos.

7. Agora sabemos que qualquer atividade física tem alguns benefícios para a saúde . Os americanos podem se beneficiar de pequenas quantidades de atividade física moderada a vigorosa ao longo do dia. A primeira edição das Diretrizes de Atividade Física afirmou que apenas 10 minutos de atividade física contados para cumprir as diretrizes. A segunda edição elimina esse requisito para incentivar as pessoas a se movimentarem com mais freqüência ao longo do dia enquanto trabalham para atender às diretrizes.

8. Novas evidências mostram que a atividade física tem benefícios imediatos para a saúde . Por exemplo, a atividade física pode reduzir a ansiedade e a pressão sanguínea e melhorar a qualidade do sono e a sensibilidade à insulina.

9. Sabemos agora que cumprir as recomendações das Diretrizes de Atividade Física consistentemente ao longo do tempo pode levar a benefícios de saúde ainda mais a longo prazo .

o Para os jovens, a atividade física pode ajudar a melhorar a cognição , a saúde óssea, a aptidão física e a saúde do coração. Também pode reduzir o risco de depressão.

o Para adultos, a atividade física ajuda a prevenir 8 tipos de câncer ( bexiga , mama, cólon, endométrio , esôfago , rim , estômago , pulmão ); reduz o risco de demência *(incluindo doença de Alzheimer * ), mortalidade por todas as causas, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e depressão; e melhora a saúde óssea, a função física e a qualidade de vida.

o Para os idosos, a atividade física também diminui o risco de quedas e lesões por quedas . *

o Para mulheres grávidas, a atividade física reduz o risco de depressão pós-parto . *

o Para todos os grupos, a atividade física reduz o risco de ganho de peso excessivo * e ajuda as pessoas a manter um peso saudável.

o

10. Novas evidências mostram que a atividade física pode ajudar a gerenciar mais as condições de saúde. Por exemplo, a atividade física pode diminuir a dor para aqueles com osteoartrite, reduzir a progressão da doença para hipertensão e diabetes tipo 2, reduzir os sintomas de ansiedade e depressão e melhorar a cognição para aqueles com demência, esclerose múltipla, TDAH e doença de Parkinson.

POUCO ESFORÇO PARA ENORMES BENEFICIOS

O exercício regular ajuda a afastar a pressão alta, ataques cardíacos, derrames e uma série de outras doenças crônicas. Apesar desses benefícios bem divulgados, a maioria das pessoas não é fisicamente ativa diariamente.

Uma razão da inatividade física pode ser a crença equivocada de que o exercício requer esforço e suor ofegantes. Enquanto esse nível de esforço faz sentido se você está treinando para uma corrida ou outro evento esportivo, simplesmente não é necessário se sua principal preocupação é manter-se saudável”.

. "A verdade é que, si você está se exercitando para a saúde, é preciso muito pouco esforço para ver enormes benefícios", diz o Dr. Harvey Simon, professor associado de medicina do Massachusetts General Hospital, afiliado da Harvard Medical School.




#Exercícios #Saúde #Braços

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Consumo consciente.

O consumo compulsivo e incontrolável da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências negativas para todos os biomas do meio ambiente. Este consumo em excesso tem levado a uma parcial extinçã

 
  • Facebook

©2020 por Biogênicos. Orgulhosamente criado com Wix.com