


Passiflora incarnata
O Maracujá é um arbusto da família das Passifloráceas, originário das Américas onde ainda é cultivada, particularmente a Passiflora edulis (amarelo). Ela é produzida no Brasil, Peru, Equador, Colômbia e Austrália para a indústria de sucos e alimentos (1).
No contexto fitoterápico e antioxidante, as pesquisas acadêmicas (2) bem como diversos órgãos internacionais, incluindo a NIH & FDA (3) e a comunidade Européia (4), empregam a espécie Passiflora incarnata, por ser considerada uma fonte de princípios ativos significativos como harmalina, harmina, isovitexina e bensoflavonas.
Na última década, pesquisadores do Estado de Oregon, nos EUA, têm dado particular ênfase em como, a Passiflora incarnata, induz correntes diretas de GABA para os neurônios (5), sendo essa espécie uma das principais fontes vegetais da substância.
A literatura científica indica a Passiflora incarnata para o controle da ansiedade e também nas Desordens Generalizados da Ansiedade (GAD), na redução dos sintomas durante períodos de abstinência de diversos narcóticos, excitação nervosa, histeria, palpitações e nas Desordens do Déficit de Atenção e Hiperatividade (ADHD). (6)
Acadêmicos australianos realizaram uma pesquisa duplo-cega com placebo controlado empregando Passiflora incarnata como Chá de ervas (7), tendo como resultado um efeito positivo no relaxamento e na indução do sono.
Uma das melhores pesquisas científicas sobre Maracujá foi publicada em 2015, com autoria de Michael Traub ND, da Gaia Herbs. Temos a publicação num formato PDF, à disposição para ser enviada, caso seja explicitamente solicitada.
A linha Harome para a oxidologia botânica apresenta as folhas rasuradas de Maracujá “Passiflora incarnata”, desidratadas a baixa temperatura, numa embalagem contendo 50 gramas, contendo no mínimo 94% de partes ativas.
Referencias:
(1) www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-maracuja
(2) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3977550/
(3) https://nccih.nih.gov/health/passionflower
(4) file:///C:/Users/PC-ASUS/Desktop/WC500168964.pdf
(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2941540/
(6) https://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-871-passionflower.aspxactiveingredientid=871