Matricharia chamomilla 

 

A camomila é uma das plantas medicinais mais antigas conhecidas pela humanidade. Da família das Asteráceas (Compositae), existem algumas variedades com duas espécies: Camomila Alemã (Matricharia chamomilla-Chamomilla recutita), além da chamada Camomila Romana (Chamomilla nobile). (1)

 

Suas flores são cultivadas em diversos países do mundo, principalmente no Egito, Argentina, Irã, China, Índia e nos Países Balcânicos. No Brasil, o Estado do Paraná lidera a produção, tendo até uma variedade denominada de Camomila de Mandirituba. (2)

 

Diversos tipos de camomilas apresentam princípios ativos similares, como flavonóides, quercetina, espiroeterenos, luteolina, fitoestrógenos, polysacharideos e cumarinas. Pesquisadores dos fatores terapêuticos da Camomila têm focado seu mecanismo de ação nos componentes a-Bisabolol, Azuleno, Camazuleno, Matricina e Apigenina. (3)

 

Há mais de 50 anos, a literatura acadêmica tem enriquecido os bancos de dados com um crescente caudal de novas pesquisas sobre as funções terapêuticas da Camomila e seus múltiplos mecanismos de ação. 

 

Cientistas da Universidade de Maryland, EUA, como referência de stricto sensu em plantas medicinais no contexto clínico, destacam o emprego da Camomila para aliviar a ansiedade ou como indutor do sono. Até agora, houve apenas um ensaio clínico controlado e aleatório com camomila para tratar ansiedade em pessoas. Descobriu-se que as cápsulas de camomila reduziram os sintomas de ansiedade em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada leve a moderada (GAD). (4)

 

Em 2010, cientistas de universidades da Índia e dos EUA publicaram investigações conjuntas sobre os mecanismos antioxidantes e anti-inflamatórios da Camomila, a partir da Apigenina, um dos principais constituintes dos estames das flores. (5)

 

A linha Harome para a oxidologia botânica apresenta duas opções de Camomila. Uma na forma integral constituída por estames, pétalas e folhas, com um mínimo de 90% de partes ativas, em embalagem de 50 Gramas. 

 

A segunda opção é uma embalagem contendo só estames da Camomila com um mínimo de 98% de parte ativa em embalagem também de 50 Gramas.