Peumus boldus

 

O Boldo verdadeiro é uma árvore da família das Monimiáceas de até 15 metros de altura originário da região cordillerana dos países Sul-americanos, particularmente o Chile onde nasce espontaneamente ou é cultivado para a exportação. (1) 

 

No Brasil temos outros gêneros e espécies que erroneamente são identificados como Boldo Brasileiro o Boldo da Terra (2), um arbusto chamado Plectranthus barbatus.     Na região norte do Brasil as folhas do Boldo baiano ou  Vernonia condensata (3) e o Plectranthus barbatus. ao qual acadêmicos têm referido-se como de "falso boldo". (4)  

 

As folhas do Peumus boldus  tem demonstrado sua real capacidade antioxidante nas pesquisas acadêmicas, particularmente por um trabalho realizado por cientistas de 3 Universidades Brasileiras e publicado em Março de 2014. (5)  

 

Outras pesquisas têm ratificado o potencial da infusão de folhas do Boldo como hepatoprotetor no estresse oxidativo a partir de seus princípios ativos peumosides, ascaridol, aldeídos, isocoridina e particularmente catequinas e boldina. (6) 

 

Em 2009, uma série de investigações realizadas por cientistas da Pontifícia Universidade Católica do Chile confirmam a farmacocinética antiinflamatório do Boldo (7), e até a COMISSÃO E da ALEMANHA a recomenda como estimulante das funções vesiculares e suporte digestivo (8).  

 

O emprego do boldo num contexto terapêutico e clínico pode ser apreciado num dos melhores textos de referência, publicado em 2010 pela Sigma-Aldrich (Merck). (9) 

 

A linha Harome para a oxidologia botânica apresenta as folhas do Boldo verdadeiro na forma de flocos de tamanho médio, desidratadas a baixa temperatura, em embalagem de 50 gramas contendo, no mínimo, 96% de partes ativas.